O que tem por aqui

Quem sou eu

Minha foto
São Gonçalo, Brazil
Bom, sou filha, irmã, mãe, esposa e mulher...qd dá! Sou também serva de um Deus que dispensa comentários pois todos seriam poucos!!!Ele é o que é e ponto!

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Exantema

Mais uma descoberta no mundo das mães: Exantema. Alguém já ouviu falar? 
Pois é, nesta segunda-feira minha Laura acordou com febre de 38.4º e não abaixava por nada. Como nos hospitais só fazem exame após 2 dias de febre (ainda ñ entendi o pq se já vimos casos de dengue que a criança teve febre num dia e faleceu no outro) comecei a medicar em casa e na quarta-feira como ñ passava a febre de jeito nenhum, ela estava toda mole e sem conseguir se alimentar corri pro hospital. Chegando lá colheu o sangue e a urina...resultado: nenhum. Não era garganta, não era ouvido. Me mandaram pra casa pra continuar o que estava fazendo. Ontem (sexta-feira) já amanheceu sem febre mas reparei em umas pintinhas pelo rosto que ao longo do dia foram se espalhando e aumentando pelo corpinho. Fui novamente ao hospital e o diagnóstico foi Exantema. Nunca ouvi falar disto mas a pediatra disse que é comum entre bebês. Disse apenas pra dar mttt banho e mantê-la fresquinha. O banho até dou mas a parte de deixa-la fresquinha será quase impossível pq aqui aonde moro tá fazendo calor de mais de 40º.
Hoje, acordei e vim na net pesquisar e trazer pra vcs um pouco de informação sobre o assunto. Entrei em vários sites que informavam a mesma coisa e resolvi postar o que o Dr. Drauzio Varella informa. Espero que ajude, bjs.

Exantema
A roseola, também chamada de exantema súbito ou sexta doença, apesar de ser parecida com a rubeola, é provocada por outro vírus, o herpes vírus humano tipo 6 (HHV-6) que, em geral, infecta crianças nos primeiros meses de vida e até os 3 anos. A transmissão ocorre de uma pessoa para outra, durante o período febril.
Adultos imunodeprimidos são vulneráveis à infecção pelo HHV-6.
Sintomas e diagnóstico
O período de incubação do vírus vai de 5 a 15 dias. O sintoma inicial é a febre alta (38ºC a 40ºC) durante três ou quatro dias. À medida que ela vai caindo, surge uma erupção cutânea (maculopápulas rosadas), que se concentra mais no tronco e menos na face e nos membros, e desaparece em dois ou três dias.
Os gânglios localizados na parte de trás da cabeça e no pescoço podem aumentar de tamanho. Nessa fase, a criança pode ficar irritada, um pouco abatida e sem apetite.
O diagnóstico é clínico. Raramente se torna necessário pedir exames laboratoriais para confirmá-lo ou estabelecer diagnóstico diferencial.
Tratamento
Não há vacina contra a roséola. O tratamento é sintomático, com medicamentos para baixar a febre, pois, se subir muito, há o risco de ocorrerem convulsões.
Recomendação importante
* Mantenha sob controle a temperatura da criança. Siga rigorosamente a orientação médica para administrar os medicamentos antitérmicos. Banhos mornos, quase frios, também são um recurso importante para baixar a febre que teima em subir.

Um comentário:

  1. QUE BOM BÁRBARA QUE VOCÊ PESQUISOU E BLOGOU PARA QUE MUITAS MÃES TOMEM CONHECIMENTO DO PROBLEMA QUE DEVE AFETAR MUITAS CRIANÇAS E SEM CONHECIMENTO DEVEM SOFRER SEM SABER O QUE FAZER. E FICO MUITO FELIZ POR VOLTAR A ESCREVER. TE ADORO.

    ResponderExcluir